quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mito ou verdade: Cozinhar em panelas de ferro torna os alimentos mais nutritivos?

Como vai pessoal!

Hoje compartilharei com vocês uma matéria muito interessante que foi publicada em 29/12/2009 pela Dra. Maria Eduarda Bécho Freitas Arger.

Mito ou verdade: Cozinhar em panelas de ferro torna os alimentos mais nutritivos?




Verdade: Este é um caso em que a sabedoria popular possui um embasamento científico. Preparar alimentos em panelas de ferro torna os alimentos mais ricos em ferro, pois ocorre a migração deste micronutriente da panela para os alimentos. O ferro é um nutriente essencial na saúde do homem e por este motivo, deve ser ingerido diariamente através da dieta, através do leite materno (para bebês amamentando), carnes e derivados e vegetais de folhas escuras.

O ferro atua na fabricação dos glóbulos vermelhos que são responsáveis pelo transporte do oxigênio das células do corpo.A deficiência do ferro leva a anemia ferropriva, o tipo mais comum de anemia, que possui sintomas e sinais bastante inespecíficos.Os mais comuns são:
cansaço, falta de apetite, palidez, menor disposição e energia para o trabalho, apatia e dificuldade de aprendizado em crianças.

No Brasil, a anemia ferropriva é um caso de saúde pública,atingindo especialmente crianças e mulheres de todas as classes sociais.A deficiência de ferro pode causar retardo n crescimento, dificuldade de aprendizagem fadiga, redução da disposição para fazer atividades físicas e até mesmo baixa resistência a infecções. Nas mulheres grávidas, a falta de ferro fazer com que o bebê apresente baixo peso ao nascer e pode levar a morte da mãe e da criança.

Um estudo realizado em 1991 mostrou que as panelas de ferro, além de possuírem uma extensa vida útil, permanecem liberando o ferro nos alimentos que são preparados nela como se fosse uma panela nova.

Como a anemia por deficiência de ferro tem como causa principal alimentação inadequada e a baixa biodisponibilidade do ferro dos alimentos, cozinhar em panelas de ferro é uma alternativa simples para a prevenção da anemia ferropriva.

No Canadá, esta alternativa foi usada para aumentar a ingestão de ferro em adolescentes vegetarianas e o resultado foi muito positivo!
Fica ai a dica.

Referências:
  • TIRAPEGUI, J. Nutrição - Fundamentos e aspectos atuais. São Paulo: Atheneu, 2006
  • QUINTAES, KD, FOO UTENSILS AND NUTRITIONAL IMPLICATIONS. Nutr. vol.13 nº3 Campinas Set/Dec. 2000, disponível em Utensílios para aliemntos e implicações nutricionais.
  • Implicações nutricionais decorrentes do uso de panelas brasileiras de aço inoxidável, ferro e pedra sabão ( esteatito)
  • Programa Nacional de Suplementação de Ferro

Quer saber mais sobre produtos de ferro fundido, comente nosso post.

Abraços.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou de algum post?
Comente!