domingo, 22 de abril de 2012

O prazer de cozinhar com mais Sabor e Saúde

Olá,


Cozinhar é uma arte que consiste em aproveitar as riquezas que a natureza nos oferece, ajustando aromas, cores, sabores e texturas, para transformar o ato corriqueiro de comer numa experiência de prazer. 

Para isso a utilização de utensílios de ferro fundido são os únicos que melhoram o sabor dos alimentos e ao mesmo tempo suplementam minerais essenciais como ferro e manganês.

O sabor dos alimentos preparados no ferro fundido é modificado levemente por grânulos de óxido de ferro (ferrugem), quase invisíveis, naturalmente adicionados ao alimento através da reação química entre os átomos da superfície de ferro e o oxigênio da água contida nos alimentos.


Os utensílios de ferro fundido sempre enferrujam! A ferrugem só torna-se visível quando o utensílio fica exposto à umidade por mais tempo. Neste caso, basta lavar o utensílio com bucha e sabão para que o mesmo volte a aparência original. Em alguns caso de extremo descuido a camada de ferrugem ficará mais espessa. Mesmo com excesso de ferrugem o utensílio ainda pode ser limpo apenas com o uso de lã de aço ou esponja abrasiva.

O diferencial na utilização dos utensílios de ferro fundido esta ligado a SAÚDE. Enquanto outros materiais como alumínio, cobre, aço inoxidável, pedra sabão e, até mesmo o barro, liberam compostos químicos prejudiciais à saúde, o ferro fundido libera naturalmente nos alimentos apenas óxido de ferro (ferrugem) e manganês. Estes minerais são essenciais para manutenção da saúde. A carência de ferro causa inúmeras doenças como a anemia. O uso dos utensílios de ferro fundido no preparo dos alimentos contribui significativamente para adição de ferro no alimentos, o que contribuirá na absorção e disponibilização do ferro no organismo. Este benefício do ferro fundido foi comprovado por inúmeras pesquisas em universidades brasileiras e, principalmente, no exterior.




Vantagens do Ferro Fundido


As panelas e utensílios domésticos de ferro fundido apresentam inúmeras vantagens em relação aos outros materiais por serem:

Atóxicas (não liberam toxinas nos alimentos); 
Nutritivas (fornecem suplementação de ferro para o organismo); 
Conservadoras de calor (mantém os alimentos aquecidos por mais tempo); 
Anti- aderentes (a porosidade do ferro fundido cria camada anti-aderente); 
Vedadas (a tampa pontuada condensa o vapor e encaixa firmemente); 
Estáveis (o peso do ferro melhora a fixação tanto na trempe, quanto na mesa); 
Versáteis (podem ser utilizados em todos os tipos de fogão);
 Eternas  (não deformam e não quebram); entre muitas outras vantagens que você descobrirá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou de algum post?
Comente!